domingo, 6 de março de 2011

NY mix

sexta-feira à noite: de repente estás numa festa em downtown manhattan, para lá de chinatown e encontras uma catrefada de portugueses. é uma despedida de uma portuguesa que vai voltar para lisboa. o ambiente é meio festa erasmus, mas mais soft. as pessoas já são mais crescidas, eu não bebo álcool, e o tipo de conversas acho que é diferente, mas há a mesma misturada de nacionalidades. 
estás em ny e canta-se o fado a meio da festa. a sofia tem alma. canta um, canta dois, canta três. pedem algo mais triste. mais fado. momento cheio de saudosismo. e esta performance abre a noite de "talentos". cada nacionalidade será representada por alguém que se chega à frente nesta roda de gente. 
os espanhóis cantam uma música do norte em que falam de uma almendra na ponta da teta... alguém diz: "esta é a principal diferença entre portugal e espanha". Segue-se uma mexicana, que canta o méxico lindo, um sueco que canta uma canção que fala de duendes com quem bebes um copo, um canadiano que canta uma canção hebraica, uma uruguaia que canta uma canção de amor, um francês que não canta, mas que  tem graça e que tem mesmo atitude de francês, uns italianos que cantam o "lasciatemi cantare", duas japonesas que cantam algo em japonês que me fez lembrar os desenhos animados, um indiano, que não sabe hindu porque afinal vem do ohio. e para terminar um americano apresenta "somewhere over the rainbow" no seu i-phone pifarinho. o momento da noite. tudo acaba com o dj a entrar com "new york, new york" de frank sinatra. 
chegas ao fim da noite, vais a caminho do metro e pisas uma ratazana com tamanho de coelho... e pensas é  isto que eu odeio em ny... mas antes de chegar a casa fazes uma pausa estratégica no diner que está aberto 24 horas.... e comes uma french toast com frutas... e pensas... é isto que adoro em ny. 
a intensidade desta cidade é algo brutal, tem coisas que odeio e coisas que adoro. as segundas ainda pesam mais do que as primeiras, e tem esta magia de mistura de povos. cheia de gente que cresceu aqui mas que tem tradições herdadas das origens, ou que cresceu noutros países e que se encontrou aqui. um cruzamento de influências que se sente em quase todos os bairros.
e só por causa disto acho que vou voltar a pôr aqui esta música. 

Sem comentários: