domingo, 3 de outubro de 2010

Setembro, o mes da mudanca

quando ha um mes chegou o mes de Setembro, comecei a ficar ansiosa pela chegada do Outono. o mes de Setembro sempre foi nostalgico. lembro-me de quando era pequena, e andava na escola, querer sempre ter os livros antes das aulas comecarem, para os poder folhear e ver o que ia aprender. lembro-me de setembro ser o mes de regresso, em que preparava tudo para o primeiro dia de aulas e lembro-me de gostar muito de escolher os cadernos e de sentir o cheiro dos lapis de cor afiados. e isto foi acontecendo ate aos tempos de faculdade, ja nao lia os livros antes, porque nao havia, mas gostava sempre da preparacao do novo ano lectivo e Setembro traz-me logo todas essas memorias. apetece-me sempre voltar a estudar.
este ano estava em NY quando chegou o primeiro dia de Setembro e vivi uma coisa diferente. primeiro porque mudei de casa. finalmente o ninho. a construcao de uma casa a dois e algo maravilhoso, mais dificil do que a um, sem duvida, mas maravilhoso. mas o que vi nesta cidade em Setembro nunca tinha visto em lado nenhum. parecia que toda a gente estava a mudar de casa na mesma semana. durante uns dias via-se muita mobilia na rua, pessoas que ja nao queriam e outras que so queriam encontrar o que precisavam, carrinhas de mudancas e grupos de jovens a transportar coisas de um lado para o outro, um casal com tinta branca nas roupas e no cabelo, as 2h da manha, no metro, a beijar-se. e toda esta azafama, numa cidade em que mobilidade as vezes parece ser a palavra de ordem. e de repente uma sensacao: o Verao acabou e ha muita gente a chegar, muita gente a partir e muita gente a instalar-se. depois parece que tudo acalmou, ria-me ao fim da tarde para os miudos de mochila as costas, mochilas maiores que eles proprios, mas o calor nao me deixava viver esta sensacao de fim de Verao. fomo-nos instalando, vivendo o novo espaco. entretanto saimos da cidade por uns dias e quando regressamos, sem avisar, a chuva chegou para lavar as ruas do Verao e para dar espaco ao Outono para se instalar. e os dias frios ensolarados tomaram conta de NY. os meus preferidos.

Sem comentários: